terça-feira, 14 de julho de 2009

Lázaro Ramos fecha parceria com faculdade, na Bahia

| | Bla bla bla






Lázaro Ramos fecha parceria com faculdade, na Bahia

 

 

 
O Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE) é o mais novo parceiro do Projeto Ler é Poder, idealizado por Lázaro Ramos e implantado em bairros da cidade de Salvador, no interior da Bahia e na Ilha do Paty – distrito de S. Francisco do Conde.

O ator esteve na instituição para a assinatura da parceria, que tem duração inicial de 12 meses e passível de renovação, por meio de aditivos. O carro-chefe da parceria entre a UNIJORGE e o Projeto Ler é Poder são as Oficinas de Literatura e Língua Portuguesa, que serão desenvolvidas nos espaços das bibliotecas comunitárias.

Os cursos de Pedagogia e Letras, aliados ao Núcleo Oficina de Leitura e Escrita (NOLE), sob a supervisão da professora Ada Marques, serão os executores da Oficina de Literatura. A ação será realizada por alunos da UNIJORGE, sob a coordenação do professor Rodrigo Matos. A seleção e treinamento do primeiro grupo de monitores/facilitadores já
aconteceram e as primeiras oficinas terão início ainda neste mês.

A parceria se estenderá por meio de um amplo processo de otimização e estruturação do projeto, em diversas dimensões, com a participação voluntária de cursos e áreas estratégicas da UNIJORGE como, por exemplo, o Núcleo de Responsabilidade Corporativa. Neste particular, destacam-se as ações no campo da gestão estratégica, comunicação, gestão de projetos, estruturação do projeto na forma de pessoa jurídica, campanhas de mobilização e arrecadação de livros e equipamentos, entre outras. 

"Estou muito esperançoso com essa parceria. Certamente representará um grande apoio para o projeto. Não há dúvida, o interesse de uma instituição privada em se comprometer com essa iniciativa, deve ser ressaltado", declarou Lázaro.

Para a Gerente de Desenvolvimento da UNIJORGE, Paloma Modesto, essa iniciativa intensifica a atuação da instituição na área de responsabilidade social.

"Realizar essa parceria é importante, por agregar valor à trajetória da UNIJORGE em relação ao apoio a projetos que beneficiem a sociedade em geral. Além disso, há importância acadêmica, pois nossos alunos estarão envolvidos em atividades que vão desde a realização de oficinas de literatura até a organização estratégica do projeto. Para nós, é um prazer muito grande participar desse projeto, porque acreditamos nessa proposta".

Sobre o projeto

O projeto é desenvolvido em parceria com a comunidade local, que cede o espaço e voluntários para receber e orientar os frequentadores da biblioteca.

Além disso, a própria comunidade escolhe o nome da biblioteca, como homenagem a uma liderança local sem vínculo político partidário. Os principais objetivos do projeto são o estímulo à leitura, como ferramenta de desenvolvimento crítico e intelectual dos moradores; o resgate da cidadania, o desenvolvimento da autoestima, a integração social de crianças, jovens e adultos, o incentivo à gestão autônoma e emancipatória das bibliotecas pela própria comunidade.

A instalação dessas bibliotecas comunitárias permite acesso ao livro e literatura portuguesa, através do desenvolvimento de atividades como empréstimo de livros, leitura dramática, rodas de leitura, palestras, encontros de personalidades do meio artístico e/ou cultural com a comunidade, encontros
com escritores, contadores de histórias, oficinas de leitura, oficinas de criação literária, concursos literários, apresentações culturais e exibição de filmes.

Número de bibliotecas já em atividade:

Biblioteca Dona Célia e Dona Edith – Ilha de Paty – distrito de São Francisco do Conde (BA)

Biblioteca  Mestre Dendê – Funciona no Centro Cultural Educacional de Desenvolvimento da Cidadania Mus-e Brasil – Projeto Mus-e, Rua Caxundé, nº 7, bairro Boca do Rio. Salvador (BA)

Biblioteca Dona Laura Ziller – Funciona na ABENE – Associação Beneficente do Bairro de Nova Esperança, Rua Castro Alves, 8, Rodovia CIA – AEROPORTO KM 04 – bairro Nova Esperança, Salvador (BA)

0 comentários: